FILE Machinima Games Rio 2011

My life as an avatar (3) Maquinema

File Maquinema

O Machinima está intrinsecamente ligado aos mundos digitais e, portanto, aos jogos, que compõem seu ponto de partida, sua base para construção de propostas. Muitas vezes associado ao cinema ou às técnicas de animação convencionais enquanto potencial para se desenvolver narrativas, o Machinima pode se desdobrar para além das técnicas de produção tradicionais a partir da modificação da sua estrutura ambiental. Esta modificação pode ser realizada de diversas maneiras, mas o que nos interessa neste FILE Games é a capacidade de se modificar os jogos digitais na sua base, na sua estrutura, ou seja, “hackeando” seu código.

Os trabalhos convidados para esta edição do FILE Maquinema exemplificam como as modificações podem ser aplicadas aos jogos, ou os erros podem ser apropriados, resultando em criações artísticas de imagens em movimento que podem ser tanto figurativas quanto abstratas.

Propositalmente ou experimentalmente, estes trabalhos vão além da usual objetividade do machinima narrativo, eles brincam com a tecnologia e mostram que mais importante do que manter uma postura puramente receptiva ou passiva diante das informações que a mídia nos entrega, pensar e saber utilizar os meios que dispomos através do autodidatismo é a grande jogada que a tecnologia em rede nos apresenta.

 

File Machinima

Machinima is intrinsically connected to the digital worlds, therefore to games, which compose its starting point, its basis for the construction of proposals. Often associated to movies or to conventional animation techniques as a potential for narrative development, Machinima may unfold beyond the traditional techniques of production, from the modification of its environmental structure. This modification may happen in several ways, but what entices us in this FILE Games is the capability of modifying digital games in their basis, their structure, that is, “hacking” their code.

The works invited to this edition of FILE Machinima demonstrate how modifications may be applied to games, or how errors may be appropriate, resulting in artistic creations of moving images that may be figurative or abstract.

On purpose or for experimentation, these works go beyond the usual objectivity of the narrative machinima, they play with technology and show that, more important than to maintain a merely receptive or passive position before information delivered by the media, to think and to know how to use the means we acquired through self-teaching is the great play that networking technology offers us.

 

Obras | Works

Cementimental – Carmageddon Data-bending 

Entter & Goto80 – Kung-Fu Glitch

Friedrich Kirschner – Person2184

Friedrich Kirschner – The Photographer 

Gottfried Haider – Hidden in Plain Sight 

Julian Oliver & Chad Chatterton – Max_Miptex

nebogeo – Abstract Livecoded Machinima (Missile Command) 

 

Catálogos | Catalogs

FILE-GAMES-RIO-2011

File Games Rio 2011 – Eu quero jogar | I want to play Download

 

Imprensa | Press

“Person2184” transforma UT2004 em história sobre “urbanismo, propaganda e individualismo”, ArenaTurbo

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