Curadorias [Curatorial Selections]

File Machinima 2014: Além dos limites / Beyond Limits [+]

O FILE Maquinema 2014 (machinima) apresenta uma seleção de filmes experimentais que exploram limites como um elemento que permeia a sua temática ou como uma questão que envolve a técnica usada na sua constituição. São experiências visuais que se baseiam na constituição dos ambientes virtuais, na diferença entre eles e o mundo físico, nas margens que separam o consciente do inconsciente e no diversificado leque de formas expressivas audiovisuais.

FILE Machinima 2014 presents a selection of experimental films that explores limits as an element that pervades its themes or as a question involving the techniques used in its constitution. They are visual experiences that are based in the constitution of virtual environments, in the difference between them and the physical world, in the margins separating the conscious from the unconscious, and in the diverse range of audiovisual expressive forms.

File Machinima 2013 [+]

O FILE Machinima tem apresentado obras fílmicas realizadas em jogos digitais e ambientes virtuais interativos em tempo real, demonstrando a apropriação dessas plataformas por artistas do mundo inteiro. Com o propósito de investigar as possibilidades estéticas produzidas na experimentação da tecnologia de jogos, destacamos a obra do artista venezuelano Victor Morales em uma instalação em tríptico composta por vídeos da sua série 30 Seconds or More – One Animation a Day. Em termos gerais, o trabalho de Morales representa a marca desta exposição que é o que revela a relação entre o artista e o dispositivo: a sua capacidade de criar novos mundos a partir da reconfiguração da máquina em suas diversas camadas, desde a customização do ambiente virtual até a interferência no seu código de programação.

The FILE Machinima has presented cinematic works carried out in digital games and interactive virtual environments in real time, showing that artists from all over the world are appropriating these platforms. With the purpose of investigating the aesthetic possibilities provided by experimentation with game technology, we highlight the work of Venezuelan artist Victor Morales in a triptych installation composed of videos from his series 30 Seconds or More – One Animation a Day. Morales’ work represents in general terms the concept of this exhibition which is the relation between the artist and the device: his ability to create new worlds from the reconfiguration of the machine in its many layers, ranging from the customization of the virtual environment to the modification in its programming code.

File Machinima 2012 [+]

FILE Maquinema chega a sua 5ª edição com cerca de 30 trabalhos realizados entre 2011 e 2012, que afirmam que o machinima pode ser tão múltiplo quanto a criatividade do ser humano permitir. Hoje, alcançando novos patamares, machinimas são apresentados como parte da expressão criada e disseminada através das redes online, sendo utilizados também em novos contextos como campanhas para o levantamento de recursos para a saúde ou causas sociais.

The 5th edition of the FILE Machinima features approximately 30 works completed between 2011 and 2012, which corroborate that the machinima can be so multiple as human creativity allows for. Today, reaching new levels, machinimas are presented as part of the expression created and spread across online networks, besides being also used in new contexts such as fund-raising campaigns for health or social causes.

File Machinima 2011 [+]

Com diferentes tempos de duração e realizados a partir de diferentes bases, os machinimas desta edição desenvolvem narrativas convencionais e inusitadas, clipes musicais e paródias. Eles experimentam mundos oníricos ou abstratos, mesclam técnicas, compõem com projetos de performance, assim como interferem no código do próprio jogo ou se apropriam de erros. O FILE MAQUINEMA 2011 busca, dessa forma, exibir trabalhos que representem a diversidade produzida nos últimos anos, vislumbrando também possíveis futuros.

With different time spans and produced through different bases, this edition’s machinimas develop conventional and uncommon narratives, musical clips and parodies. They experiment with dreamlike or abstract worlds, mix techniques, compose with performance projects, as well as interfere in the very game code or appropriate of errors. FILE MACHINIMA 2011 intends therefore to exhibit works that represent the diversity produced in recent years, also glimpsing at possible futures.

File Machinima Games Rio 2011 [+]

Os trabalhos convidados para esta edição do FILE Maquinema exemplificam como as modificações podem ser aplicadas aos jogos, ou os erros podem ser apropriados, resultando em criações artísticas de imagens em movimento que podem ser tanto figurativas quanto abstratas. Propositalmente ou experimentalmente, vão além da usual objetividade do machinima narrativo, eles brincam com a tecnologia e mostram que mais importante do que manter uma postura puramente receptiva ou passiva diante das informações que a mídia nos entrega, pensar e saber utilizar os meios que dispomos através do autodidatismo é a grande jogada que a tecnologia em rede nos apresenta.

The works invited to this edition of FILE Machinima demonstrate how modifications may be applied to games, or how errors may be appropriate, resulting in artistic creations of moving images that may be figurative or abstract. On purpose or for experimentation, these works go beyond the usual objectivity of the narrative machinima, they play with technology and show that, more important than to maintain a merely receptive or passive position before information delivered by the media, to think and to know how to use the means we acquired through self-teaching is the great play that networking technology offers us.

File Machinima 2010 [+]

Pensar sobre o papel da arte na vida das pessoas enquanto conjunto e enquanto indivíduos não é tarefa fácil, mas é buscando resgatar aspectos intrínsecos à arte que o FILE Maquinema (machinima) apresenta uma seleção de mais de 40 filmes construídos em mundos virtuais, que de alguma maneira nos encantam, nos incomodam, nos fazem pensar sobre nós mesmos, sobre o universo que nos cerca e tantos outros assuntos.

It is not easy to think about the role of art in people’s lives as a whole and as individuals, but in an attempt to rescue intrinsic aspects of art, FILE Machinima presents a selection of over 40 films constructed in virtual worlds, that somehow enchant us, disturb us, make us think about ourselves, about the universe that surrounds us, and so many other subjects.

File Machinima Facebook [+]

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s